quinta-feira, 21 de março de 2013

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO I


Palestras do Cuca Fresca desenvolvido pela Guarda Municipal, uma carreata educativa e atividades de lazer e arte, marcaram a Semana Nacional de Trânsito em Búzios. Promovidas pela secretaria de Ordem Pública, as ações aconteceram nas escolas.
Criado pela Guarda Municipal de Búzios, o ‘Cuca Fresca’ leva informações e orientação para estudantes e jovens de Búzios sobre o perigo das drogas e como se proteger deste grave problema. Os guardas também passam noções de cidadania e promovem debates com os participantes do projeto. Implantado em 2009, o ‘Cuca Fresca’ acontece periodicamente nas escolas da rede municipal, praças públicas e sedes comunitárias, como associações de moradores e entidades civis.

PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA


BULLYING

Foi realizado pelo Programa Cuca Fresca uma pesquisa nas unidades escolares onde pode-se identificar alto índice de violência entre os alunos do município.  Percebemos a necessidade de falar sobre esse tema amplamente divulgado “Bullying” 


GUARDA "EDU"



Visando atender todas as faixas etárias da rede municipal de ensino de Armação dos Búzios,  o Programa Cuca Fresca criou o teatro de fantoches com o Guarda “EDU”, trazendo ao conhecimento das crianças da educação infantil, as atitudes que temos que ter no trânsito, das proteções as violências,  a necessidade de exercer atividades saudáveis, evitando possibilidades de contato com as drogas.

O Projeto Cuca Fresca vendo que suas ações estavam aumentando viu a necessidade da mudança de Projeto para Programa, por causa do conjunto de projetos que já realizavam, a comunidade de Cem Braças pode assim receber uma visita do Cuca Fresca no evento "Cem Braças com a comunidade" realizado pela Igreja Assembléia de Deus do bairro, onde fizemos muitas palestras paras as crianças daquele local, orientando-as a não entrarem neste mundo cruel que é o mundo das DROGAS.

APRESENTAÇÃO DO CUCA FRESCA NA IGREJA METODISTA DE BÚZIOS


A palestra Drogas x Juventude reuniu um grande número de pessoas na Igreja Metodista Central
Evento é parte das comemorações pelos 50 anos de fundação da Igreja Metodista Central de Búzios

Com palestra focada no tema Drogas x Juventude, foi lançada a semana de festividades dos 50 anos (Jubileu) de fundação da Igreja Metodista Central de Búzios. O evento contou com participação de diversas autoridades e representantes de entidades civis, entre elas, do secretário de Ordem Pública de Búzios, responsável por apresentar as iniciativas do município para conter o problema das drogas, principalmente entre os jovens.
- As igrejas precisam se posicionar e se manterem atuais, para ajudar os membros e a comunidade a enfrentar problemas pontuais, como as drogas. Não adianta fingir que nada está acontecendo. O problema está na nossa porta e muitas vezes já entrou em nossas casas pela janela. A Igreja atuante é aquela que toma a iniciativa de trazer informações corretas, através de uma linguagem accessível para os jovens e seus familiares – reforçou o Pastor Luciano Amorim, titular da Igreja Metodista Central de Búzios.
Fizeram parte do evento as autoridades: Cel Rodolfo Lyrio, secretário municipal de Ordem Pública, que levou ao conhecimento dos presentes o projeto “Cuca Fresca” – uma das iniciativas da Prefeitura de Búzios, para levar educação e informação aos jovens; Capitão Andrade, que informou sobre a visão da Polícia Militar; as inspetoras da 127ª DP de Búzios, com a visão da polícia Civil, Sras. Helia Maria dos Santos e Daniele Leal dos Santos (esta última, também protagonista do filme que impactou a platéia com o monólogo pontual sobre o problema vivido por uma mãe que perde seu filho por causa do envolvimento com as drogas); o psiquiatra Dr. Francisco, que trabalha há anos atendendo dependentes químicos; o pastor Sergio Naves, diretor do CRER-VIP de Búzios e a escritora Kátia Araguez co-responsável pela organização.
Um ex-aluno do CRER-VIP de Búzios, de nome Sandro, expôs o seu depoimento aos presentes. Ele contou o estrago que a droga fez em sua vida e, como a Igreja ajudou na sua recuperação. Foi aplaudido, por todos os presentes comprovando que um depoimento verdadeiro vale mais do que teses e muitas teorias sobre o assunto. Outro ponto alto, foram as considerações, explicações e respostas oferecidas pelo Dr. Francisco aos jovens e pais presentes. Com uma linguagem fácil, ele explicou os efeitos da química das drogas no organismo e como a dependência acontece de maneiras diferentes em diferentes pessoas.

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO


Guardas Municipais do Projeto Cuca Fresca orientam condutores durante "Operação de Trânsito" educativa.
Enquanto os alunos retomam os estudos, os motoristas de Búzios também recordam importantes lições de segurança no trânsito. Na semana de volta às aulas agentes do Projeto Cuca Fresca realizaram uma “operação de trânsito” de conscientização dos motoristas sobre os principais erros cometidos no trânsito. Durante a campanha guardas municipais orientavam os condutores e distribuíam panfletos explicativos em ruas e avenidas, localizadas em frente às unidades de ensino, com maior movimento de veículos.
De acordo com a Guarda Municipal, o ato de falar ao celular dirigindo e a falta de uso de equipamentos de segurança, como o cinto e o capacete, no caso dos motociclistas estão entre as principais infrações cometidas pelos condutores da cidade. Apenas no primeiro dia da ação, aproximadamente 120 veículos foram abordados com motoristas sem o cinto de segurança.
- O nosso objetivo é orientar, educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da cooperação de todos para que tenhamos um trânsito mais seguro. Um aspecto muito positivo tem sido a receptividade e a adesão dos condutores à campanha – declaração do Programa Cuca Fresca.
A ação preventiva faz parte das atividades do projeto “Cuca Fresca”, idealizado pela Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde duas frentes de atuação visam diminuir os problemas de segurança no trânsito e a prevenção primária do uso de drogas.

quarta-feira, 20 de março de 2013

PROJETO CUCA FRESCA REUNE PAIS NAS ESCOLA DE BÚZIOS

O projeto que tem como objetivo, alertar os jovens sobre o perigo do uso das drogas, ele foi desenvolvido em três etapas, o programa realizou palestras com os profissionais de ensino, com os pais e responsáveis e com os alunos durante todo o inicio do ano de 2010. As palestras são todas proferidas por agentes da Guarda Municipal. 








LANÇAMENTO DO PROJETO CUCA FRESCA


No dia 13 de outubro de 2009 foi lançado pelas secretarias de Educação e Ciência e Ordem Pública de Búzios o Programa Educacional e Social da Guarda Municipal de Armação dos Búzios (Cuca Fresca), a ideia é diminuir os riscos nas escolas e comunidade. O evento, que reuniu várias autoridades, diretores e professores da rede municipal de ensino foi no Hotel Ariaú ás 14:00h, serviu como apresentação da campanha, e suas formas de desenvolvimento junto aos estudantes.
Segundo o Secretário de Ordem Pública da época o objetivo é a prevenção ao uso de drogas e a educação e segurança para o trânsito, dois importantes temas que cercam a vida dos jovens. Dez Guardas Municipais foram treinados para atuarem diariamente junto aos estudantes em campanha de prevenção ao uso de drogas, mas apenas cinco foram inseridos e o trabalho começou no dia 19 do mesmo mês.

GUARDAS MUNICIPAIS DE BÚZIOS RECEBERAM CAPACITAÇÃO SOBRE O USO INDEVIDO DE DROGAS E SEGURANÇA ESCOLAR


Através da secretaria Municipal de Ordem Pública, dez guardas municipais de Búzios, participaram do Curso de Multiplicadores em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Segurança Escolar, promovido pela subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Macaé para capacitação na identificação do uso de drogas entre os jovens e na prevenção contra os entorpecentes nas escolas. Além dos guardas municipais de Búzios participaram do curso agentes públicos de outros seis municípios da Região dos Lagos e Baixada Litorânea. 
Voltado a educadores, profissionais de saúde, instituições e integrantes de conselhos de segurança o curso tem o objetivo de formar agentes multiplicadores. Entre os temas abordados durante o treinamento estão: projetos de prevenção, dependência química, responsabilidade dos pais para com os filhos e causas do uso indevido de drogas.
Em relação à segurança escolar, os guardas municipais receberam treinamento sobre como orientar os jovens com dicas de trânsito seguro e como agir em situações de risco nas ruas.
Os guardas receberam treinamento para promover oficinas com os jovens. Eles vão saber identificar a realidade de cada comunidade para poder atuar. 
Através de uma parceria firmada com a secretaria Municipal de Educação e Ciência, os guardas municipais que participaram do curso vão realizar palestras para os profissionais da rede municipal de ensino, pais e/ou responsáveis e alunos da rede municipal de ensino.